Precisamos de Adultos Maduros na fé!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011
Domingo, dia 28/08, vamos comemorar a vocação dos leigos e, em especial, o Dia do Catequista!

Pensando nisso, buscamos um artigo no site Catequisar, que nos deixa um pouquinho mais informado sobre o que é a Catequese, mais especificamente Catequese com Adultos. Boa leitura!



Catequese com adultos: Maduros na fé?

A realidade tem mostrado que grande parte dos cristãos adultos são batizados, mas não são evangelizados. Daí a preocupação da Igreja Católica no Brasil em levar adiante a reflexão do tema "Catequese com Adultos", formando uma nova consciência de cristãos engajados no processo de evangelização.

1. Catequese com Adultos: A segunda Semana Brasileira de Catequese (2ª SBC) aconteceu em outubro de 2001. O tema que mobilizou o Brasil foi: "Com Adultos, Catequese Adulta" e o lema "Crescer rumo à maturidade em Cristo". Precisamos refletir e orar sobre a realidade dos adultos católicos e juntos tornar prioridade efetiva a Catequese com adultos.

2. Fragilidades graves dos católicos: Face ao mundo plural e corrupto, dominado pelos ídolos do dinheiro, do poder e do prazer, uma parcela bem numerosa do povo católico se encontra muito despreparada, apresentando quatro perigosas fragilidades;

a) Primeiramente, a não conversão. Em geral se é católico por tradição, por costume e não por conversão, decisão consciente, esclarecida, coerente e generosa. Até existe "católico não praticante", o que é, em si, uma aberração;

b) Segunda fragilidade: a não convicção. É consequência da primeira, e se manifesta na insegurança, na ingenuidade, na busca do maravilhoso e milagreiro na religião, no devocionismo e na facilidade de mudar de opinião face a argumentação até simplórios;

c) Terceira fragilidade: a ignorância religiosa. É imensa a quantidade de católicos que desconhecem um mínimo sobre sua fé. Quando ouvem ou lêem interpretação da Bíblia que destoam da tradição católica, narrativas de fenômenos espirituais, críticas à Igreja, ficam perplexos, sem base para se confrontarem com o que recebem e para contra-argumentar;

d) Quarta fragilidade: o infantilismo religioso. É bastante grande o número dos que se deixam fascinar por "ídolos do pop-catolicismo", se amarram em canções cristãs infantis, se agarram em práticas devocionais mágicas e de deixam dominar pela falta de consciência crítica social, política e econômica.

Ora, uma pessoa não convertida, sem convicções sólidas, ignorantes em sua fé e que é um adulto infantil, obviamente ESTÁ SEM IDENTIDADE, SEM BASE, portanto, VULNERÁVEL a influências e desvios de todos os tipos.

3. Adultos na fé: Ser adulto na fé, ideal sempre a ser buscado, se tornou urgência hoje em meio a este mundo cada vez mais pagão, sem ética, corrupto, amoral e imoral, explorador da natureza, escravizador das pessoas. É preciso muita vida interior, estudo sério, vida em comunidade e atenção ao que acontece para se poder dar testemunho da fé cristã, anunciar o Reino de Deus, viver a comunhão fraterna e a solidariedade, segundo o Mandamento Novo, ter serenidade, cordialidade e fortaleza para dialogar com o diferente, com as religiões, as culturas, as ideologias, ter a coragem profética para denunciar tudo o que vai contra a dignidade do ser humano e contra a natureza. Investir na maturidade do fiel torna-se, portanto, prioridade para a Igreja hoje.

4. A maturidade em Cristo: A segunda Semana Brasileira de Catequese (2ª SBC) nos mobilizou rumo à maturidade em Cristo. Além de uma acolhida, cada vez mais consciente, esclarecida, coerente e generosa de Deus e de seu Plano de Salvação, assumimos a responsabilidade por Deus e por seu Plano de Salvação. Tomamos, então, como decorrência desta responsabilidade, os devidos meios para alimentar a nossa vida de comunhão com Deus, de participação na comunidade eclesial e de construção de um mundo segundo o coração de Deus. Além disso, assumimos o mandato missionário de Jesus e zelamos para que nossos irmãos em Cristo cresçam rumo à maturidade na fé.


Um Feliz Dia dos Catequistas a todos os Catequistas Unidos! Abraços e Deus os abençoe!

GALERIA DOS PERSONAGENS

domingo, 21 de agosto de 2011
Estamos lançando esta seção dentro do blog, para mostrar todos os personagens do universo do Para Jesus Comics. Nesta postagem, mostramos os personagens principais das aventuras do Intercessão 5 e a turma da Ovelinha Max. Sejam bem-vindos ao mundo do Para Jesus Comics.


INTERCESSÃO 5 - Personagens

Criado para salvar o mundo de calamidades e ameaças fatais contra a Terra, o Intercessão 5, formado por Leone, Macro, Yanna, Ozimpret e a brasileira Milagre (jovem encontrada congelada e milagrosamente com sinais vitais sob animação suspensa no Chile) é a última esperança de um planeta ameaçado cuja a fé é a arma mais poderosa do universo.

Imperador Org




Leone




Presidente Olavo



Luck



Yanna



Macro



Milagre




Ozimpret



Ovelhinha Max - Personagens

"Deus não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos." Pensando nesta clássica frase, foi criada a seguinte situação: "O próprio Jesus, resolve escolher pessoalmente entre as suas ovelhas, uma para levar o Evangelho." Daí surge a meiga e talentosa ovelha Max. Junto com a banda de rock "convertida", Fazendeiros do Paraíso, a ovelhinha Max e seus amigos fazem o inferno desmoronar sobre os chifres do mal e deixar vilões como o Baratão Doidão, tontinhos (que nem barata). Divirta-se você também, e venha viver essas aventuras!


Ovelhinha Max



Cigarra Clara



Baratão Doidão



Fazendeiros do Paraiso - Og, Brog e Cog


Intercessão 5 nº 18



Equipe Para Jesus

quarta-feira, 10 de agosto de 2011
Fechando em grande estilo as comemorações pelo primeiro ano do blog, bolamos uma entrevista com os blogueiros que formam a Equipe Para Jesus.
Muito prazer, esses somos nós!







Entrevista:

1) Como vocês se conheceram?
Sheila - Éramos catequistas na mesma paróquia, mas só começamos a conversar indo para o trabalho dentro do mesmo ônibus. Eu estava com meu terço na mão e ele com o dele no dedo. Nos identificamos logo de cara.

2) Como formaram a Equipe?
Alexandre - Começamos formando um Grupo do Terço em Família e quando acabou continuamos evangelizando juntos através do blog.

3) Há algum preparo para fazer as histórias e escrever os artigos?
Alexandre e Sheila - Oramos antes de fazer cada história. O Alexandre desenha, a Sheila escaneia e os dois postam os artigos.

4) Qual o tipo de história dá mais trabalho?
Alexandre - As que fazem rir. Fazer rir dá mais trabalho...

5) O que os atraiu neste trabalho de evangelização?
Alexandre e Sheila - Alcançar cada canto do mundo como Jesus nos mandou fazer (Mc 6, 7)

6) Há algum personagem de que mais gostam?
- Sheila: Larah
- Alexandre: Não há um específico. Todos tem um lugar especial no meu coração.

7) Qual é o maior desafio nesse trabalho?
- Sheila: Tocar os corações das pessoas. Fazer a vontade de Deus e não a nossa.
- Alexandre: Levar o Evangelho de modo criativo e usar os dons que Deus me deu (multiplicar os talentos e não enterrá-los)

8) Qual é o seu maior sonho?
- Alexandre: Tornar a obra ainda mais conhecida.
- Sheila: Ter uma publicação das histórias, em uma revista.

9) Alexandre, por que você não assina os seus desenhos?
- Alexandre: Convém que ele cresça e eu diminua

10) Sheila, por que ninguém sabia que você também postava neste blog?
- Sheila: A princípio eu achava que estava apenas ajudando ao Alexandre, mas com o passar do tempo entendi que formamos uma equipe. Tenho um carinho especial por este blog e me sinto muito honrada por fazer parte deste lindo trabalho.

11) É fácil fazer histórias cristãs?
- Sheila: Quando vivenciamos isso, se torna parte de nós.
- Alexandre: É difícil, pois tem que se colocar o Querígma em histórias atrativas.

12) Qual foi o momento mais difícil da Equipe?
- Sheila: Quando mudamos o nome do blog de Sementis Universus para Para Jesus Comics
- Alexandre: Falar de Deus em momentos difíceis como a tragédia de Realengo (assassinatos dos estudantes).

Pergunta extra (sessão rasgação de seda...): O que você mais admira em seu amigo de equipe?
- Sheila: O fato dele ser o meu amigo mesmo conhecendo todos os meus defeitos. Ele é meu anjo guardião e conselheiro. Sem contar que é inteligente e divertido ao mesmo tempo e isso é muito raro... Ah! É o catequista-desenhista mais talentoso que eu conheço!
- Alexandre: O seu senso de responsabilidade diante da missão, a sua facilidade em entender o mundo virtual (que para mim é uma dificuldade!), a maneira como transmite para a gente a bondade em seu coração a faz uma missionária única, especial!

Finalizando, deixamos para vocês esta passagem que nos ajuda muito a continuar nessa missão:

"Neste mundo tereis aflições, coragem, eu venci o mundo" (Jo 16, 33)

Cristão X - A Ordenação

sexta-feira, 5 de agosto de 2011
Enfim, a Ordenação

Em comemoração ao 1º ano do nosso blog e ao Dia do Padre, finalmente, fechamos um ciclo na vida de Xino, o nosso Cristão X (Você pode acompanhar toda essa saga, clicando em: "o que você quer ler ?").
Foram um pouco mais de 12 meses, postando o mangá que conta a história de um chamado, de um plano de Deus para a vida de um homem, para as nossas vidas.
Ao conceber, o Espírito Santo, na mente do Alexandre Tadeu (orientado pela ótima artista Mariana Vieira, que o ensinou as técnicas do mangá, deu dicas de como seria a aparência e as características emocionais do Cristão X, além de dar a sua contribuição presenteando os blogueiros, com a sua arte nas suas primeiras postagens) tal personagem, foi criada a oportunidade de "cativar" os corações dos jovens para o sacerdócio e homenagear assim santos, como Padre Pio (fantástico - o qual serviu como base para criação do Cristão X), João Paulo II e amigos que passaram nas vidas dos membros da Equipe Para Jesus, como o Padre Luiz Carlos, Padre Antônio Carpinteiro, Padre Antônio Aguiar, Padre Mazine (descobridor de vocações), Seminarista Carlos Vinícius (In Memorian) e dar boas vindas a novos sacerdotes como o Diogo.
Cristão X, do coração de Deus para os nossos corações.
Boa leitura e viva Deus!