Zelando pelo templo de Deus

domingo, 11 de março de 2012


No Evangelho de hoje, ficamos imaginando como Jesus, com o seu coração manso e humilde, poderia ter chegado ao extremo de puxar o chicote para expulsar os vendilhões do templo...
Este foi um dos episódios onde vemos o lado humano de Cristo falar mais alto, como também no Horto das Oliveiras, por mais que estivesse consciente da sua missão, pede ao Pai ""Pai, se quiseres, afasta de Mim este cálice, não se faça, contudo, a minha vontade mas a tua"...
Só que no evangelho de hoje, além do lado humano de Jesus, vemos sua autoridade de Filho de Deus "Tirai daqui essas coisas. Não façais da casa de meu Pai um mercado".
Nós também somos filhos de Deus e, a exemplo de Jesus, também temos que zelar por nossa Igreja, temos que ser os primeiros a transformá-la em lugar de oração, respeitá-la como a casa de Deus, cuidarmos para que não a transformemos em comércio ou buscar recompensa ou benefício próprio no serviço que desempenhamos lá.
Ao mesmo tempo, não podemos nos basear neste Evangelho para julgar as ofertas, o dízimos ou até os bingos que muitas paróquias fazem para arrecadar fundos para a Igreja, isto não é comércio, é nossa obrigação também como filhos de Deus de participar ativamente da manutenção da Igreja, cujas despesas são muitas!
Em outro ponto de vista, vemos também outro templo. O templo que estava sendo maculado também é mais do que o de concreto, era o nosso templo, o nosso corpo, o nosso coração, a nossa alma... Jesus ao fazer o chicote, quer também expulsar os vendilhões do nosso templo... as intrigas, a falta de perdão, o consumismo desenfreado, a vaidade que clama por nos acorrentar, a moda que nos é atrativa, as práticas que acabam manchando o nosso coração, prejudicando a morada do Senhor nele.
Deixemos pois Jesus a expulsar os vendilhões do nosso templo e não façamos assim da casa do Pai (a Igreja de concreto e o nosso corpo) uma casa de comércio, mas de louvor.

Nesta postagem: Assunto da semana; Servos FC (sobre a Campanha da Fraternidade!) e Intercessão 5!!

1 comentários:

  1. Que hoje seu dia seja abençoado.