Semana Santa

segunda-feira, 18 de abril de 2011


A semana que decorre, pela força dos acontecimentos relacionados com a Paixão e Morte de Cristo, que sofreu na Cruz o martírio capaz de redimir o Mundo dos pecados da humanidade, naquela Sexta Feira Santa, com que se antecede a Glória da Ressurreição do Salvador, é também chamada a Semana Maior!

E é, na realidade, uma semana plena de comemorações, que começam no Domingo de Ramos, com a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, aclamado pela multidão com cânticos e Hosana ao Filho de David: - "Bendito aquele que vem em nome do Senhor! Hosana... Hosana, Filho do Altíssimo!". E erguiam-se ramos de palmeira e oliveira, que se agitavam em louvor do mesmo Homem... que pouco depois iria ouvir esse mesmo povo gritar, no pátio de Pôncio Pilatos: "Crucifica-O! Crucifica-O!".

É assim a glória efêmera de um Mundo sem valores éticos, que vende a dignidade por um prato de lentilhas... e eis assim condenado o Senhor do Mundo!

Também é comemorada a instituição da Eucaristia! Quando, na Quinta Feira Santa, Jesus quis reunir os seus Discípulos e comer com eles a última Ceia antes da Páscoa, eis que tomou o Pão em Suas Mãos, abençoou-o, partiu-o e deu aos doze, que com Ele estavam, dizendo - "Tomai e comei todos! Este é o Meu Corpo...", tomou depois o Cálice com vinho e benzeu-o e entregou-o aos Discípulos, dizendo: "Tomai e bebei todos! Este é o Sangue da nova e eterna Aliança, derramado por vós e por todos os homens..." e terminou, dizendo-lhes: "FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM!"

É a comemoração do "Caminho de Salvação" traçado por Jesus na Sua caminhada para o Calvário! A Via Sacra de Cristo, nossa Páscoa, que se entregou à Morte... e morte de Cruz, pelo amor aos Homens por Ele amados!

A Páscoa significa "Passagem" da Morte à Vida, porque Cristo nos veio reconciliar com o Pai, remindo-nos pelo Seu Preciosíssimo Sangue, derramado durante a "caminhada" que foi a Sua Paixão e Crucificação no Monte do Calvário.

Que a nossa Páscoa seja uma caminhada para a Casa do Pai, que nos abriu as portas pela Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho Unigênito de Deus .